2015-12-11
26.º aniversário da ACREF
No passado dia 8 deste mês a ACREF - Associação Cultural e Recreativa da Forcada, celebrou o seu 26.º aniversário.
Aproveitando os festejos e como vem sendo hábito no decorrer dos mesmos, atribuiu o "prémio carreira" a individualidades ou a instituições que muito contribuiram para a freguesia e seu bom nome.
Este ano a Associação entendeu que a Junta de Freguesia de Aguada de Cima era a merecedora desse prémio, não pela sua atuação presente, mas pelo importante papel que tem desempenhado ao longo dos anos e pelo que tem feito pela freguesia e também pelas Associações da mesma.

A pedido da ACREF publicamos o seguinte texto e anexamos ao mesmo o discurso do Presidente da Junta de Freguesia em funções, Albano Abrantes, e as fotos que reunimos do evento:

"A ACREF-Associação Cultural e Recreativa da Forcada, realizou no passado dia 8/12/2015 o seu 26º Aniversário. São 26 anos a batalhar pela afirmação dos valores culturais da nossa terra.

Neste percurso, o carinho da autarquia foi inexcedível, e nesta data, queremos realçar esse apoio, entregando o PRÉMIO CARREIRA à nossa Junta de Freguesia.

Uma Junta de Freguesia, cujo historial gostaria de revisitar:

A seguir ao 25 de Abril de 1974, foi nomeada uma Junta de Freguesia ADOC, cujo seu Presidente foi o Senhor Albino Alves de Oliveira, mais conhecido por Albino Duque.

Depois, em 1976, foi eleita pela primeira vez uma Junta de Freguesia.

Teve como primeiro Presidente da Assembleia de Freguesia, o Senhor José Augusto Baptista, este, aliás, é o eleitor nº 1 da Freguesia.

Depois do primeiro acto eleitoral, seguiram-se outros Presidentes:

António Correia

Carlos Garruço

Norberto Monteiro

António Figueira

Jacinto Abrantes

José Oliveira

Heitor Garruço

Albano Abrantes

Todos os Executivos acima mencionados, fizeram muito pelo bem estar da população; foram fantásticos.

Queremos no entanto, deixar aqui uma atenção especial, para a primeira Junta eleita em 1976, presidida pelo Senhor Armindo Abrantes, tendo como secretário, o Senhor Norberto Monteiro e tesoureiro o Senhor o Senhor José António Clemente.
Em 1976 a Freguesia não tinha quase nada. Não existiam estradas, havia povoações que estavam completamente isoladas, e existiam situações em que nem o médico, que nessa altura fazia consultas ao domicilio, em caso de urgência, conseguia lá chegar.

Numa primeira fase, optaram e bem, por dar prioridade a rasgar e empedrar estradas, principalmente as vicinais.

Rasgaram e empedraram muitas estradas, o Cadaval, Póvoa de São Domingos e Corsa.

Estavam em vias de desertificação.

Pela acção da Junta de Freguesia, não se verificou, desenvolveram-se e hoje são um simbolo do poder autárquico.

Mas permitam-nos também lembrar, como seria hoje difícil transitar do centro de Aguada de Cima para o Vale do Grou (falamos da variante). Como seria hoje, circular aqui na Forcada, sem o desvio que foi feito, aqui por trás da ACREF.

Isto prova que a Junta de Freguesia esteve atenta, ouviu as populações, transmitia aos executivos das Câmaras quão importante e necessário era atender às necessidades da Freguesia.
Dialogou com o povo, que sempre também colaborou, dialogou com a Câmara,  que quase sempre deu os meios necessários.

A Freguesia cresceu em mobilidade, em infraestruturas de base e em população.

Cresceu com equipamento de solidariedade, com Associações, culturais e desportivas.

A Junta de Freguesia apoiou todas as Associações, colaborando nas obras para as suas sedes, com cedência de instalações, com valores pecuniários, apoio logístico, com tudo dentro do possível, para o que tenha sido solicitada.

Pelo exposto, o futuro irá mostrar, que esta parceria entre a JUNTA DE FREGUESIA e as ASSOCIAÇÕES, é para continuar."

Consulte as fotos e discurso no PDF anexo ou clicando aqui: http://media.jf-aguadadecima.pt/noticias/fotos%20e%20discurso.pdf