Não sabe o seu
numero de eleitor?
Não sabe o seu numero de eleitor?
Aceda ao site do Ministério da Administração Interna.
Consulte aqui!
Balcão Virtual
não perca tempo.
Balcão virtual
Aqui pode tratar de todos os assuntos relativos à Junta!
Consulte aqui!
Fotos
visite a galeria.
Galeria de fotos
Visite a galeria de fotos e surpreenda-se!
Consulte aqui!
Newsletter
subscreva já!
 
Li na totalidade e concordo com os termos e condições apresentados. Saber Mais.
Como classifica o site da Junta de Freguesia?
 





Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão

História:

Foi no dia 8 de Abril de 2002 que, legalmente, foi constituída a Confraria das Almas Santas da Areosa.
Primeiro era um grupo de alguns ex-presidentes das festas de Almas Santas da Areosa e mais 3 amigos do qual foi pioneiro o Confrade  Adriano Martins, que se iam reunindo, periodicamente, em convívios gastronómicos.
Tinham como "grande tarefa" contratar e pagar os gaiteiros que abrilhantam o sábado das festas das Almas Santas da Areosa. Para tal tinham de conduzir os gaiteiros por todos os lugares da freguesia, e não só, e proporcionar à mordomia de cada ano um almoço de confraternização em casa de um "voluntário" da freguesia.
Dado o fim principal que tinha em vista era chamado o "Grupo dos Gaiteiros".
No ano de 1999 tal "Grupo" resolveu convidar todos os ex presidentes dos festejos das Almas Santas da Areosa e que ainda dele não faziam parte.
Após a entrada de todos os presidentes o "Grupo dos Gaiteiros" continuou com as actividades que anos antes havia dado inicio. Um dos elementos do Grupo começou a impulsionar entre os demais a ideia de preservar e divulgar a cultura popular da freguesia de Aguada de Cima. Para além disso dever-se-ia fazer o levantamento e investigação dos festejos das Almas Santas da Areosa, que foi a maior romaria da Bairrada, e ainda é ,segundo alguns, nos seus múltiplos aspectos. Propôs, por isso, que o "Grupo dos Gaiteiros" tivesse uma maior abrangência e que se constituísse em Confraria.
Discutido, e bem, o nome a dar à nova associação por todos os membros dos Gaiteiros foi escolhido o de Confraria das Almas Santas da Areosa . 
Após a aprovação do nome, foram elaborados e aprovados os estatutos. No interior da Capela das Almas Santas da Areosa , na 2a feira dos festejos do ano de 2002, no dia 8 de Abril, pelas 12,30 horas, com uma riquíssima ornamentação a transbordar de flores e perfumes decorreu com pompa e circunstância a cerimónia da constituição da confraria.
Para tal esteve presente a Sra. Conservadora do Cartório Notarial de Águeda que leu os estatutos que regulam a confraria, que por todos foram assinados. 
Seguidamente deu-se inicio ao acto, muito solene, para todos os membros que foi a entronização e que se traduziu no vestir do Gabão com o auxílio e bênção de quatro confrades de duas das Confrarias convidadas ( a e S. Gonçalinho e a dos Enófilos da Bairrada).

Orgãos Sociais:
ASSEMBLEIA GERAL
PRESIDENTE - António Celestino Pereira Almeida 
1º SECRETÁRIO - António Correia Abrantes 
2º SECRETÁRIO - António Joaquim Castro Rodrigues 

DIRECÇÃO
PRESIDENTE - Joaquim Augusto Alves Almeida 
SECRETÁRIO - Albano Manuel Almeida Fernandes
TESOUREIRO - Albano Marques Abrantes 

CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE - José Augusto Silva  
1º VOGAL - Manuel Neves
2º VOGAL - Lúcio Almeida Martins

Ver galeria de fotos associada
»
Noticias associadas »
« voltar