Não sabe o seu
numero de eleitor?
Não sabe o seu numero de eleitor?
Aceda ao site do Ministério da Administração Interna.
Consulte aqui!
Balcão Virtual
não perca tempo.
Balcão virtual
Aqui pode tratar de todos os assuntos relativos à Junta!
Consulte aqui!
Fotos
visite a galeria.
Galeria de fotos
Visite a galeria de fotos e surpreenda-se!
Consulte aqui!
Newsletter
subscreva já!
 
Li na totalidade e concordo com os termos e condições apresentados. Saber Mais.
Como classifica o site da Junta de Freguesia?
 





Notícias / Eventos

2013-06-10
Sachadela Tradicional na Forcada
Na próxima segunda-feira dia 10 de junho, com início às 16:30 horas, o Grupo de Cantares Tradicionais da Forcada, organiza a recriação de uma sachadela tradicional de milho, no lugar da Forcada, junto à estrada que liga a Forcada a Bustelo (nas traseiras da sede da ACREF).

O palco é a terra do milho, onde se realizarão as habituais tarefas de arrendar, mondar e sachar, tudo acompanhado com cantigas, em grupo.
Outrora estas tarefas realizavam-se entre vizinhos, como se fosse uma obrigação comunitária e a entreajuda uma missão repetida ao longo de todo o ciclo do crescimento do milho, desde a sementeira até à malha.
No lugar dos vizinhos de antigamente e para a recreação estarão o Grupo de Cantares Tradicionais da Forcada, a Associação Etnográfica Os Serranos e o Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas (Albergaria-a-Velha). Todos vêm dar uma mãozinha e trazem cantigas para animar na execução dos trabalhos na terra do milho, que ficará transformada em palco de tradições e boa disposição.
Alcançada a bandeira para a sachadela do dia, a tradição continua com uma merenda com as iguarias que também se usavam outrora. Cumprida a obrigação e alimentado o corpo, segue-se o baile da adiafa da sacha. Sendo este é um bailarico tradicional com as modas do povo que deixava pingos de suor na terra, para que o milho ficasse mais verde e as espigas tirassem a fome de casa.

A participação é livre e a assistência é lançada numa viagem ao passado, para lembrar as tradições e a solidariedade que havia entre vizinhos nos trabalhos do campo.
« voltar