2008-11-22
II Ori BTT Rota da Bairrada realiza-se em Aguada de Cima

O Desportivo Atlético de Recardães (DAR) realiza nos dias 22 e 23 de Novembro o II Ori BTT Rota da Bairrada.
O evento é o segundo da época 2008/09 da Taça de Portugal de Orientação em BTT, gerido pela Federação Portuguesa de Orientação e terá lugar nas zonas florestais de Aguada de Cima com o centro do evento previsto para a zona desportiva.
As provas estão abertas a atletas não federados que pretendam iniciar-se na prática da Orientação em BTT ou simplesmente aventurarem-se numa primeira experiência. A organização colocará guias à disposição dos interessados, para os apoiar na realização do percurso.
A modalidade está em franco crescimento em Portugal, sendo um dos países da Europa com mais provas em cada época desportiva.
O contacto permanente com a natureza, a descoberta das melhores opções para se progredir entre pontos, a procura do melhor trilho no caminho, a satisfação por encontrar os pontos de controlo, entre muito mais situações que são vividas nestas provas, fazem da modalidade um escape deveras salutar para o stress semanal.
As duas centenas de atletas vindos de todo o país vão poder usufruir de um mapa deveras desafiante, com uma grande variedade de caminhos e de pormenores técnicos.
As inscrições para atletas não federados podem fazer-se até ao dia da prova ou mesmo no dia da prova, embora se recomende a sua inscrição prévia para garantir a existência de mapas. Isto deve-se a que cada percurso exige um mapa diferente dos restantes. Os percursos para principiantes vão desde o fácil curto à orientação e distâncias curtas ao difícil longo, da Orientação mais exigente à distância longa, passando pelo fácil longo e difícil curto.
Mais pormenores sobre em www.dar.pt

Jaime Cristo em Jornal Soberania do Povo de 20 de Novembro de 2008