2011-03-01
Censos 2011

Os censos, sobre a população e a habitação, são fundamentais para informar o Governo e as Autarquias Locais e para o planeamento económico e físico.

A comparação com dados dos recenseamentos anteriores permite analisar as transformações da sociedade portuguesa em termos demográficos e socioeconómicos. Os dados censitários são, portanto, fundamentais para a análise da estrutura social e económica do país, da sua evolução e tendências, permitindo ainda a comparação com outros países.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) é o organismo encarregue da preparação, execução e apuramento dos dados dos Censos 2011.

Dada a complexidade da operação estatística Censos 2011, o INE tem a colaboração das autarquias locais e as Juntas de Freguesia asseguram a execução das operações respectivas áreas.
Assim, convidamos toda a população a participar activamente na realização dos Censos 2011 - o XV Recenseamento Geral da População e o V Recenseamento Geral da Habitação - e a responder com rigor aos seus questionários.
21 de Março é dia dos Censos 2011 (também chamado Momento Censitário). Nesse dia inicia-se o período de resposta, a ele devendo referir-se as informações a prestar.

Todos os alojamentos vão ser contactados pelos Recenseadores do INE, devidamente identificados e que, porta a porta, vão percorrer o país para entrega dos questionários em papel e dos códigos necessários para resposta pela Internet.
Pela primeira vez, em Portugal, vai poder responder aos Censos também pela Internet: é cómodo, é fácil e é seguro! Pode fazê-lo entre 21 de Março e 10 de Abril em www.censos2011.ine.pt.

Para o sucesso da operação é indispensável que cada um de nós reconheça a relevância da sua resposta e colabore com o recenseador.

Download do ficheiro em formato PDF - PDF