2011-05-13
Actividades desenvolvidas - de Janeiro a Abril 2011

LIMPEZA E SOLUBRIDADE
Foram limpas as valetas junto à Pedra Velha, e nas Ruas do Vale do Grou, das Almas, Vale da Alagoa, Ínsua, Pousadouros, do Vale da Areosa, das Quintas, dos Marquinhos e Rua limite das Almas;
Também se limparam as bermas e taludes nas Ruas das Vinhas, do Vale da Alagoa, da Pipa e Fonte Barrenta com a destroçadora;
Trataram-se com herbicida todas as ruas habitadas da freguesia e foi limpa a ribeira na zona da Pedra da Paciência.
ARRUAMENTOS E OBRAS COMPLEMETARES
Foi colocada camada de tout venant na Rua das Cavadas na Póvoa do Vale do Trigo; pavimentadas as valas do saneamento de águas pluviais no Garrido; construído o aqueduto na Póvoa de Baixo; tapados os buracos com tout venant nos diversos arruamentos da freguesia; abertas as valetas na Rua da Canada e da Mata; cimentadas as valeta na Rua da Ínsua; construída caixa para contentores na Escola de São Martinho; construído aqueduto e colocada camada de tout venant na Viela da Fonte na Forcada. Foi também colocada camada de alcatrão moído na Rua Limite de Freguesia no lugar do Vale do Grou; foi alargada a Rua da Vila com a demolição de uma casa; cedeu-se lancil e pavêt a vários moradores para construção de passeios; construíram-se pilares para ponte pedonal na Travessa Pedra da Paciência; foram colocadas grelhas de sarjetas no lugar das que foram furtadas e reparadas e chumbadas grelhas na Praça de Santa Eulália.
CAMINHOS AGRICOLAS E FLORESTAIS
Foi limpo e melhorado um caminho no Cadaval; iniciou-se e melhorou-se um caminho no Monte Agudo na Forcada e o caminho que liga o Vale do Grou ao Vale Grande. Foi também reparado caminho na Póvoa de São Domingos com três cargas de pedra.
FONTES E FONTANÁRIOS
Foi colocado um tubo de água novo desde o cruzamento do Engenho até ao chafariz no centro da freguesia; limpou-se o terreno da exploração de água na Mula Branca e foram analisadas as águas das fontes e fontanários da freguesia.
CEMITÉRIOS
Foram feitas as fundações em 18 sepulturas no cemitério do Cabeço da Lama em Aguada de Cima; adquiriu-se por permuta, uma faixa de terreno nas traseiras do cemitério de São Martinho com 300m (5m x 60m); construiu-se um canteiro e iniciou-se também o tratamento da rampa do cemitério de São Martinho com a plantação de malmequeres amarelos, malmequeres de cair e acapantes. Ao logo do trimestre foram limpos os Cemitérios com regularidade. EQUIPAMENTO
No seguimento do pedido da Junta, a Câmara Municipal cedeu um carro ligeiro de passageiros à freguesia; adquiriu-se uma carrinha de carga com báscula, uma betoneira a gasolina, duas rebarbadoras, um berbequim e uma máquina de estribos.
ARMAZÉM
Instalou-se sistema de segurança com alarme e aumentou-se a área coberta existente com a construção de um anexo.
PARQUES E JARDINS
Foram plantadas, hortenses, chorinas, malmequeres, alecrim, amores-perfeitos, gazânias e substituídas as árvores secas nas Almas da Areosa e na rampa do Sabugueiro. Foram plantadas aleluias, hortenses, acapantes, lírios e begônias; iniciou-se um pequeno viveiro de plantas no Parque do Sabugueiro e investiu-se na limpeza e conservação dos jardins públicos da freguesia.
REDE ELÉCTRICA
Foram remodeladas as redes do Garrido e parte das de São Martinho com a substituição dos fios de cobre por cabo e foi colocada iluminação pública na Rua do Rego no Vale do Lobo.

Durante este período a Câmara Municipal cedeu retroescavadora, destroçadora e diversos equipamentos para a realização de vários trabalhos e o material e mão-de-obra para as Rua das Cavadas, valas do Garrido e Rua Limite de Freguesia.