2011-06-17
Festa - Espírito Santo

No dia da festa do espírito Santo, Aguada de Cima repete a centenária tradição em vários lugares da freguesia, de distribuir tremoços, prontos a comer, a centenas de pessoas.
Ao meio da tarde, com os tradicionais foguetes anuncia-se o início desta cerimónia. Após compasso de meia hora, já com largas dezenas de pessoas juntas, alinhadas na rua e munidas de saco para a recolha dos tremoços, inicia-se a distribuição. Reza a tradição que a distribuição deve ser feita pelo antigo e próximo mordomos, ajudados dos respectivos pais, pois trata-se de crianças com menos de dez anos. Em pouco tempo são distribuídas centenas de quilos de tremoços, e alguns são de imediato consumidos acompanhados de um bom vinho tinto.
Os preparativos iniciam-se semana e meia antes, com o demolhar dos tremoços numa dorna das vindimas. No fim-de-semana anterior, cozem-se os tremoços, num dia de grande azáfama. Seguem-se os dias de prova e finalmente na véspera a salga. Para além de alguns familiares, amigos e antigo e próximo mordomos, ajudam nesta tarefa alguns voluntários que ensinam as técnicas e rituais, garantindo o cumprimento da tradição. No lugar da Vila, esta função é exercida há 30 anos pelo Sr. Altamiro Batista, mais recentemente coadjuvado pelo Inácio, que promete sucessão.